Gravidez Passo a Passo - 5 a 8 semanas
A gravidez dura em torno de 9 meses, nesse período ocorrem mudanças com a gestante e o bebê todos os dias, por isso, é muito importante ficar atento para que tudo corra da forma correta.
Sintomas da gravidez
Entre a 5ª e 8ª semana de gravidez aparecem os primeiros sintomas são eles: ausência da menstruação, já que os ovários deixam de produzir novos óvulos e o ciclo fica parado; Náuseas e vômitos que afetam cerca de 90% das grávidas; Tensão mamária, os seios ficam maiores porque o aumento dos hormônios causa muitas mudanças nas glândulas mamárias e cansaço, porque no início da gravidez a mulher fica sonolenta e mais cansada.
Primeira consulta pré-natal
Nesse período da gravidez a gestante deve começar o exame pré-natal com o seu obstetra. Na primeira consulta o médico faz uma pesquisa sobre a história clínica dos pais e das famílias, registra o primeiro dia da sua última menstruação, e baseado nisso, ele calcula a data do parto.
Na primeira consulta pré-natal também é realizada uma observação ginecológica e o Papanicolau, esse exame é feito nos casos das mulheres que o fizeram há mais de 1 ou 2 anos.
Desenvolvimento do bebê
A partir da quinta semana de gestação já é possível através de uma ecografia observar um pequeno feto dentro do útero. A primeira estrutura que pode ser vista dentro do saco gestacional é a vesícula vitelina e em seguida o embrião.
Nesse período até o final dos três meses de gestação, os tecidos e órgãos do embrião estão se formando, por isso, é a época mais delicada do desenvolvimento embrionário.
Por volta da sexta semana de gravidez já é possível perceber os batimentos cardíacos do pequeno embrião.
A frequência cardíaca do embrião é em torno de 150 batimentos por minuto, ou seja, é mais rápida do que os batimentos do coração de um adulto.
Tamanho do bebê
5ª semana – O bebê está com o tamanho de uma semente de sésamo.
6ª semana – O bebê tem o tamanho de uma lentilha.
7ª semana – O bebê está com o tamanho aproximado de um mirtilo.
8ª semana – O bebê está com o tamanho aproximado de um feijão vermelho.
Quando a mulher está grávida, o bebê se desenvolve todos os dias e o corpo da gestante se adapta e reage às mudanças para acomodar e nutrir o bebê.
Portanto, o início da gravidez é o período mais delicado da gravidez, porque, qualquer coisa que ocorrer de errado pode prejudicar o bebê e levar até o aborto instantâneo.