Saiba a Importância do Pré-Natal Psicológico
A maternidade traz muitas transformações e muitos especialistas defendem a importância do Pré-Natal Psicológico.
Ao engravidar a mulher passa por diferentes mudanças em seu corpo, já que ele está se preparando para desenvolver uma nova vida que ficará dentro da barriga dela por nove meses.
Para que o bebê nasça saudável e não ocorra nenhum problema com a mãe, todas as grávidas devem fazer o pré-natal, que são visitas regulares ao obstetra para realizar exames e saber como a saúde da gestante e do feto está.
As mudanças no corpo de uma grávida são as mais aparentes, mas o que muita gente não sabe, é que a mente da mulher também passa por diversas transformações, se tornando necessário fazer um pré-natal psicológico.
Transformações na Parte Psicológica da Grávida
Gerar um filho traz muitas mudanças em todos os aspectos, pois, além das mudanças do corpo, mudam também a rotina da casa, a vida pessoal, o trabalho e tudo mais, por isso a mulher deve se organizar para dar toda a assistência ao novo membro da família.
Especialistas afirmam que a maternidade não é apenas um momento cor de rosa, onde a mulher traz ao mundo um ser vivo para cuidar.
Mas também há um lado escuro composto pelas dores, dúvidas, dificuldades e angústias, por isso, são muito importantes, além do acompanhamento para cuidar da saúde física de mãe e filho, um acompanhamento psicológico.
Pré-natal psicológico
O pré-natal psicológico é essencial pelo fato de a maternidade mudar totalmente o ambiente onde a mulher vive, pois, antes ela era uma profissional e filha e de repente se torna mãe com a responsabilidade de alimentar, cuidar e direcionar outro ser vivo da melhor forma possível.
O pré-natal psicológico tem como objetivo prevenir doenças como a depressão pós-parto. Ele consiste em terapias regulares com um psicólogo ou psiquiatra especialista neste assunto.
As terapias podem ser feitas individualmente ou em grupos. Em alguns momentos do tratamento o pai e outras pessoas da família são convidados a participar da terapia, como os avós.
A terapia em grupo é a mais aconselhada, porque a grávida fica em uma sala com várias outras gestantes e compartilham momentos e experiências que estão passando na gravidez.
Por outro lado, a terapia individual é mais íntima e pode dar mais confiança para que a grávida fale tudo o que está a preocupando. Uma sessão dura em torno de 50 minutos.
Os grupos de pré-natal psicológico podem ter de 5 a 12 gestantes. Profissionais afirmam que não pode ser menos, porque, é essencial haver uma troca entre as grávidas.
Principais dúvidas das grávidas
Em um pré-natal psicológico, as principais dúvidas das grávidas são se serão capazes de ser mães, como será o parto e se vão dar conta de tudo que virá pela frente.
Mães que esperam bebês com algum problema recebem um tratamento especial.