Sintomas da Infeção Urinária em Bebê

infeccao urinaria bebe1

As infeções urinárias podem ocorrer em qualquer altura da vida, desde os recém-nascidos até aos mais idosos.

Contudo, quando surge em bebés torna-se mais difícil perceber os sintomas, já que eles ainda não conseguem comunicar.

Aqui poderá conhecer os sintomas da infeção urinária em bebé, de modo a ser tratada em tempo útil, e assim, não se agravar e provocar complicações mais graves.

Conteúdos
  1. Sintomas da infeção urinária em bebê
  2. Como diagnosticar a infeção urinária em bebé
  3. Como tratar a infeção urinária em bebé

Sintomas da infeção urinária em bebê

Esteja atento aos seguintes sinais e sintomas, pois podem indicar que o seu bebé está com uma infeção urinária:

- choro ou outros sinais de reclamação quando faz xixi;
- falta de apetite;
- febre;
- irritabilidade;
- urina com cheiro intenso;
- urina com uma cor mais escura que o habitual.

Estes sintomas podem surgir conjuntamente, com ou sem febre. Há também casos de bebés com infeção urinária que apenas apresentam a febre como sintoma, o que torna mais difícil o seu diagnóstico, já que este é um sintoma comum a muitos outros problemas de saúde.

Os recém-nascidos com menos de 5 meses apresentam como principal sintoma a falta de apetite e recusa em se alimentar, especialmente devido à irritabilidade sentida. Mesmo que tenha fome, o bebé pode recusar a mama ou o biberão.

Como diagnosticar a infeção urinária em bebé

Para se diagnosticar uma infeção urinária em bebé utiliza-se um exame de urina. Para os bebés que usam fralda existe um saquinho apropriado para a recolha da urina.

Este exame permitirá perceber se existe infeção urinária, mas também, o microrganismo responsável. Esta informação será essencial para definir o melhor tratamento.

Como tratar a infeção urinária em bebé

O tratamento para a infeção urinária em bebé consiste na toma de xaropes antibióticos durante 7, 10, 14 ou 21 dias, dependendo de cada caso e do microrganismo responsável.

É fundamental que a toma do antibiótico seja feita exatamente como o médico pediatra indicou, até ao último dia.

Há também casos de bebés que têm de ser internados, especialmente aqueles com menos de um mês, para receber o antibiótico intravenoso. Durante o período de tratamento o bebé deverá beber muitos líquidos.

Além disso, deve-se mudar a fralda muito frequentemente, de modo a não ficar muito tempo sujo, o que facilita a entrada dos microrganismos.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.