Método de Lamaze
As mulheres quando engravidam ficam muito felizes, mas logo começam as preocupações com tudo relacionado ao bebê e também ao parto.
Muitas mães de primeira viagem têm medo de sentir muita dor na hora do nascimento do filho, por isso elas buscam diferentes formas de fazer o parto, entre elas está o método Lamaze.
O Método Lamaze
Em 1951, o médico Fernand Lamaze criou um tipo de parto na França inspirado por técnicas que ele observou na Rússia. O método Lamaze consiste em aulas de instrução de parto, relaxamento, técnicas de respiração e apoio emocional constante do pai do bebê e de uma enfermeira treinada especialmente para realizar esse tipo de parto.
Para explicar melhor, o método Lamaze faz com que o casal que está esperando um bebê, realize diversas técnicas para diminuir o desconforto e conservar a energia para controlar a dor enquanto o parto acontece.
Como Funciona o Método Lamaze ?
A técnica Lamaze incentiva o casal a fazer exercícios profundos de respiração e utilizar diferentes técnicas para distrair durante o trabalho de parto, as distrações podem ser feitas por meio de lembranças boas para distrair a mulher da dor do parto.
Para ter um parto com o método Lamaze é necessário fazer algumas aulas que devem ter início no quarto mês de gestação, nessas aulas são ensinadas várias técnicas, a mudança de posições durante o parto e a utilização de compressas frias e quentes para diminuir as contrações.
O método Lamaze não é tão rígido como outros métodos, pois é permitida a utilização de medicamentos para diminuir a dor e até métodos cirúrgicos, tudo vai depender de cada casal.
Filosofia do método Lamaze
O método Lamaze acredita em algumas coisas muito importantes que fazem com que os partos deem certo, algumas são:
O nascimento é normal;
A experiência do nascimento afeta de forma profunda a mulher e sua família;
É a sabedoria das mulheres que as orientam no parto.
A confiança das mulheres e a capacidade de dar à luz pode ser diminuída ou fortificada pelo médico e local do nascimento;
As mulheres têm o direito de ter um parto livre de intervenções médicas;
O parto com método Lamaze pode ser feito em clínicas de parto natural ou em casa;
A instrução do parto Lamaze torna as mulheres capazes de fazerem escolhas conscientes sobre os cuidados com a saúde, assumirem a responsabilidade por sua saúde e confiarem em sua sabedoria.
Portanto se está grávida e não sabe qual parto quer fazer, pesquise um pouco mais sobre o método Lamaze, converse com seu médico e escolha o que for melhor para você e seu bebê.