Morre rapaz que descobriu câncer depois de fazer teste de gravidez
Um estudante de enfermagem chamado José Gerardo Soares Filho, de 19 anos, morreu em Fortaleza na noite deste domingo, 4 de novembro de 2018. Em janeiro de 2017, o jovem cearense se tornou notícia após descobrir que estava com um câncer raro durante uma aula em que fez um teste de gravidez por brincadeira.
Naquela ocasião, o exame de gravidez feito pelo jovem deu um resultado falso positivo ao detectar uma alteração hormonal causada por um câncer raro, o coriocarcinoma.
O tumor foi encontrado no mediastino, na região torácica do jovem.
De acordo com um estudo do Hospital do Câncer A.C. Camargo, os coriocarcinomas primários são os tumores de células germinativas mais raros no mediastino e afetam homens jovens de 15 a 35 anos. Um dos sintomas da enfermidade é a b-HCG sérica muito alta, o mesmo hormônio cuja dosagem sanguínea é usada para o teste de gravidez.
Luta e morte de José Gerardo Soares Filho
Após o diagnóstico, José Gerardo foi submetido a sessões de quimioterapia no Hospital Peter Pan, em Fortaleza, no Ceará. Apesar de ter melhorado clinicamente, os exames do jovem já mostravam em junho do ano passado que a evolução não indicava uma recuperação suficiente para levá-lo a cura.
A família de José criou uma campanha na internet para cobrir custos de uma cirurgia para o jovem em São Paulo. A mobilização contou com o apoio de personalidades conhecidas como o humorista Tirulipa Junior.
A família do jovem de 18 anos conseguiu juntar os R$ 200 mil necessários para a operação do garoto em São Paulo. A cirurgia ocorreu e tiraram o tumor, essa cirurgia durou mais de sete horas. O cirurgião disse que o procedimento foi perfeito, mas José já estava com metástase, ou seja, o câncer já tinha se espalhado por outras partes do corpo.
José Gerardo também estava com um tumor no cérebro, que foi tratado com radioterapia. Mesmo com todos os esforços e luta de José Gerardo e de sua família, infelizmente a doença venceu e o jovem morreu no último domingo.
Como podemos ver, é muito importante ficarmos sempre atentos ao nosso corpo, pois, se ele reclamar de qualquer coisa, é porque não está bem. Qualquer dor ou mal estar que sinta, procure imediatamente um médico para descobrir o que está acontecendo.
É importante saber que a grande maioria dos cânceres, se descobertos no início tem muitas chances de cura, o que aconteceu com o jovem cearense foi que ele descobriu a doença já em um estágio avançado, por isso, não teve sucesso com a cirurgia e nem com o tratamento para acabar com essa terrível doença.