O que Comer para Não Engordar durante a Gravidez

nao engordar gravidez

A gravidez sempre foi, é e será um período muito importante e envolto de muitas dúvidas e preocupações com a saúde da criança e da mãe. Há muitas dúvidas sobre que Comer para não engordar durante a Gravidez.

Isso se torna ainda mais intenso quando vivemos em uma época em que as mulheres estão adiando ao máximo a primeira gestação, para se estabilizarem e desfrutarem das outras experiências que a vida oferece antes de realizarem o sonho de uma grande maioria das mulheres.

Ser mãe consome tempo, energia e saúde, sendo uma grande responsabilidade, que é a de trazer uma nova vida para este mundo, com todos os benefícios, perdas e responsabilidades.

Conteúdos
  1. Gravidez e o Aumento do Peso
  2. O que Comer para Não Engordar durante a Gravidez

Gravidez e o Aumento do Peso

Uma das principais preocupações das mães é com o peso durante e depois da gravidez. Não apenas por uma questão estética, mas devido à importância de não se ganhar peso tanto para a saúde da mãe como do bebê, já que muito ganho de peso durante a gestação pode acarretar doenças nas duas pontas, tanto para mães como nascituros.

Para evitar o excessivo ganho de peso, (até porque certo ganho de peso é absolutamente natural), a melhor maneira é fazendo com que a futura mãe se alimente adequadamente.

Sempre sem dispensar todos os fundamentais nutrientes de quem se alimenta por dois necessita, mas sem grandes exageros.

Nesse artigo você saberá quais os hábitos alimentares que você deve por em prática para ter uma gestação mais saudável e se recuperar fisicamente da melhor forma depois do parto.

O que Comer para Não Engordar durante a Gravidez

Tomar cuidado com o sal

O consumo excessivo de sal pode provocar retenção de líquidos e pode causar ainda a hipertensão, um risco enorme na gravidez, tais como a pré-eclâmpsia.

Na gravidez já ocorre uma natural retenção de líquidos, o que pode ser agravado com o excesso de sal.

Uma boa maneira de reduzir o sal dos alimentos sem prejudicar o sabor é aumentando o consumo de outros temperos, como o tomilho, a salsinha e o alho.

Outra forma muito eficiente para diminuir o sal na sua dieta é parar de consumir enlatados, salgadinhos industrializados e bolachas recheadas, ao menos em grande quantidade e regularidade.

Se hidratar corretamente

Se um litro e meio de água somado ao consumo regular de frutas com alto teor de água já é o bastante para uma pessoa adulta em períodos frios, isso aumenta para dois litros e meio durante a gravidez.

A água é fundamental para o metabolismo de uma pessoa, e como agora são duas, a quantidade de água deve aumentar. Além disso, a água combate a prisão de ventre e a retenção de líquidos.

Uma dieta variada e moderada

Coma de três em três horas e comidas ricas em fibras, minerais e vitaminas.

Consumir arroz integral e laticínios desnatados nas refeições principais e frutas nas sobremesas são ótimas pedidas.

Não coma salame, linguiça, salsicha e bacon, mas pode comer carne vermelha de duas a três vezes por semana.

Comer saladas

Usar as saladas como entrada nas grandes refeições aumenta a saciedade e ajuda a controlar a glicemia em gestantes. Essa salada deve ter vegetais escuros como a couve, por serem ricos em ácido fólico, fundamental para as gestantes.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.