O que é Diminuição da Vitalidade Fetal?

vitalidade fetal

Muitas mulheres não sabem, mas na hora do parto normal, o bebê pode começar a sofrer de diminuição de vitalidade fetal, necessitando assim da realização do parto cesárea.

O nascimento é o milagre da vida. Quando uma mulher fica grávida ela passa os nove meses, preocupada com o desenvolvimento e saúde do bebê dentro do seu útero. Geralmente, os fetos passam esse período sem sofrimento na barriga da mãe.

Um bebê pode se sentir incomodado ou desconfortável se a sua mãe for uma mulher que fuma, consome bebidas alcoólicas ou usa outros tipos de drogas, mas se ela tiver uma vida normal, o feto fica bem até a hora do seu nascimento.

Conteúdos
  1. O que é Diminuição da Vitalidade Fetal?
  2. Como resolver a Diminuição da Vitalidade Fetal?

O que é Diminuição da Vitalidade Fetal?

Durante o parto normal, uma equipe médica fica monitorando o bem estar do bebê através da cardiotocografia, que vê como está a vitalidade do pequeno. Se o exame detecta que o bebê está em sofrimento, ou seja, a sua vitalidade está diminuída, é recomendado que seja realizada uma cesárea.

A diminuição da vitalidade fetal é quando ocorre o sofrimento do feto, ou seja, durante o trabalho de parto, cada contração do útero aperta a cabecinha do bebê. Isso é uma coisa natural, mas o feto precisa ter uma boa reserva de energia para suportar toda a pressão por um tempo longo até nascer. Quando o bebê não tem uma reserva energética, ele começa a sofrer.

Quando o bebê está sofrendo dentro do útero de sua mãe a sua vitalidade fetal diminui e isso pode causar a falta de oxigênio, e por consequência, provocar problemas como a paralisia cerebral. Em casos mais graves, o pequeno pode até morrer.

Como resolver a Diminuição da Vitalidade Fetal?

A única forma de acabar com o sofrimento do bebê é desistir do parto normal e realizar uma cesárea. Assim o pequeno será retirado da barriga de sua mãe rapidamente, com isso, a sua vida e da sua mãe estão salvas.

É fundamental que as gestantes saibam que essa diminuição da vitalidade fetal só pode ocorrer durante o trabalho de parto normal. Na verdade, o feto pode sofrer dentro da barriga da mãe, caso ela faça coisas erradas, mas isso já é outro assunto.

Toda mãe precisa ter consciência de que tudo que ela faz pode fazer bem ou mal ao seu bebê. A dica é que quando a mulher descobrir que está grávida, ela deixe de lado todos os seus vícios e costumes que possam afetar o pequeno.

Portanto, a diminuição da vitalidade fetal pode acontecer em partos normais que demoram muito para serem finalizados. Então, se perceber que o bebê está demorando demais para nascer, peça ao seu médico para realizar uma cesárea.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.