Principais Causas da Infertilidade Feminina

causas infertilidade feminina

A gravidez é um sonho e uma grande realização para a maioria das mulheres. Um sonho que pode tornar-se um pesadelo, veja as principais causas de infertilidade feminina. Dar vida a um ser humano é algo empolgante e até milagroso, além do instinto materno que a maioria das mulheres tem, e isso é genético e ao mesmo tempo psicológico.

Até algumas décadas atrás problemas de infertilidade não existiam praticamente, pois as mulheres se casavam muito jovens e com a missão de engravidar imediata, o que acabava ocorrendo mais cedo ou mais tarde.

Com o tempo esse quadro foi mudando, pois ter filhos não é mais o começo dos sonhos da mulher, ou seja, se a vida da mulher estava baseada em formar uma família e ter filhos, hoje a grande maioria das mulheres anseia em se preparar, vencer na vida profissional e só então encontrar um parceiro e formar uma família, inclusive tendo filhos.

Isso é possível graças aos métodos anticoncepcionais, que permitem a mulher decidir se e quando ter filhos. Isso tem feito com que elas adiem a gravidez até depois dos trinta e cinco anos. Idade em que se começa a ter problemas para engravidar.

Conteúdos
  1. Razões para ter Dificuldade em Engravidar
  2. Problemas ovulatórios
  3. Endometriose
  4. Síndrome do ovário policístico

Razões para ter Dificuldade em Engravidar

Hoje em dia, existem muitas doenças que impedem que as mulheres realizem o sonho de ser mãe, ou precisem de tratamentos para poder realizá-lo.

Aqui você vai conhecer melhor esses problemas para estar mais preparada para lidar com eles caso algum surja no seu caminho, e você possa superá-los.

Problemas ovulatórios

Os problemas na ovulação são causas bastante comuns para a infertilidade feminina. Muitas mulheres têm o problema de o óvulo não conseguir sair maduro, ou os ovários não conseguem liberar um óvulo pronto para a fecundação.

No segundo caso, o problema é chamado de falência ovariana prematura ou menopausa precoce.

Sintomas

Ciclo irregular ou ausente e hemorragia leve ou muito forte, além do desaparecimento dos sintomas normais do ciclo fértil.

Soluções

Corrigir o peso da mulher, que às vezes é a causa, tomar medicamentos para induzir a ovulação, ou em último caso, fertilização in vitro. Se a idade da mulher for avançada e o tratamento não funcionar, usa-se a doação de óvulos.

Endometriose

Uma das doenças uterinas mais incômodas, conhecidas e mais aterrorizantes para as mulheres que querem engravidar. Essa doença ocorre quando o endométrio (camada interna do útero que descama mensalmente) cresce fora do útero.

Sintomas

Aumento das cólicas, sangramento e dor pélvica em diversas situações.

Soluções

Cirurgia videolaparoscópica para retirar os tecidos irregulares e uso de medicamentos, com melhores resultados em mulheres mais jovens.

Síndrome do ovário policístico

Devido a desequilíbrios hormonais, os ovários ficam com diversos cistos que o inutilizam para a ovulação.

Sintomas

Ciclos irregulares, ganho de peso, acne e aumento de pelos.

Soluções

Mudança no estilo de vida, medicamentos como a metformina e fertilização in vitro.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.