Principais Sintomas de Gravidez

primeiros sintomas gravidez

Quando uma mulher fica grávida, geralmente ela não percebe logo no início, apenas aquelas que estão querendo muito ser mães ou que estão atentas ao seu corpo. Veja quais os principais sintomas da gravidez.

Como tudo na vida, a gravidez possui vários sintomas que avisam que um bebê está a caminho.

Existem os sintomas principais, que não querem dizer obrigatoriamente que a mulher está grávida, porém têm grandes possibilidades.

Conteúdos
  1. 8 Principais sintomas da gravidez
    1. Corrimento cor de rosa
    2. Cólica e inchaço abdominal
    3. Seios sensíveis e inchados
    4. Aumenta a vontade de urinar
    5. Espinhas e pele oleosa
    6. Cansaço fácil
    7. Enjoos e vômitos
    8. Tontura, sono e dor de cabeça

8 Principais sintomas da gravidez

Corrimento cor de rosa

Quando ocorre a fecundação do óvulo pode ocorrer um corrimento vaginal cor de rosa.

Na realidade é o corrimento normal com vestígios de sangue causado pela entrada do espermatozóide no óvulo e por sua movimentação até o útero.

Esse sintoma pode acontecer alguns minutos depois da relação ou até três dias depois.

Cólica e inchaço abdominal

O óvulo fecundado aumenta a quantidade de sangue na região pélvica. Com isso os hormônios femininos entram em ação para cuidar do embrião e dar continuação a gravidez, o que pode causar alguma dor abdominal que pode ser uma cólica menstrual de fraca ou média intensidade.

O inchaço abdominal também é um dos principais sintomas da gravidez. Esse inchaço também é causado pelas alterações pélvicas.

Seios sensíveis e inchados

Nas duas primeiras semanas de gestação, a mulher grávida pode perceber que os seios estão mais sensíveis.

Isso acontece porque os hormônios que estimulam as glândulas mamárias começam a atuar preparando a mulher para a amamentação.

Os seios também podem ficar inchados pelo aumento de sangue na região.

Aumenta a vontade de urinar

Com o aumento do hormônio progesterona, também aumenta a vontade de urinar, sendo necessário que a grávida acorde diversas vezes à noite para urinar.

Espinhas e pele oleosa

As alterações hormonais podem levar ao surgimento e piora de problemas da pele, como cravos e espinhas.

Nas primeiras semanas de gestação a mulher pode perceber que a pele fica mais oleosa, tornando necessário fazer uma limpeza de pele diária.

Cansaço fácil

Quando uma mulher fica grávida, nas duas primeiras semanas ela começa a sentir muito cansaço e isso acontece devido as alterações hormonais e a diminuição de açúcar no sangue.

Enjoos e vômitos

Enjoos e vômitos são sintomas que podem acompanhar as grávidas até o final da gestação.

São mais comuns nos três primeiros meses.

Esses incómodos podem avisar de que está esperando um bebê.

Tontura, sono e dor de cabeça

O sono e a tontura fora de hora são sintomas de gravidez que acontecem por causa da queda da pressão arterial, da má alimentação por causa dos enjoos e vômitos e pela diminuição de glicose no sangue.

Já a dor de cabeça durante a gestação pode ocorrer por causa das alterações hormonais.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.