Psicólogos Alertam: Nunca diga estas 5 frases para seus filhos
Segundo os psicólogos, nossas palavras e ações podem afetar a idade adulta dos nossos filhos. Veja algumas frases que nunca deve dizer aos seus filhos. São palavras fortes que magoam qualquer pessoa.
A parentalidade é uma tarefa complicada. Nem sempre é fácil gerir as situações, mas é importante lembrar que as crianças são como esponjas. Absorvem tudo desde comportamentos até às palavras.
As crianças estão mais expostas ao comportamento dos pais na sua fase de crescimento. Eles são o principal exemplo para as crianças.
Importância dos Pais na Educação dos Filhos
Os pais são os principais educadores dos filhos. Esta tarefa é particularmente importante quando eles são pequenos e estão a absorver o mundo que os rodeia.
Os pais são o exemplo que vão seguir e são eles que influenciam a formação da personalidade dos filhos.
A maneira como os pais falam e tratam os filhos tem um enorme impacto sobre eles.
Se o pais derem apoio, coragem e palavras de encorajamento esta será a forma como a criança vai guiar o seu comportamento em relação aos outros e, principalmente, em relação a si mesmo.
Se os pais foram demasiados críticos em relação às crianças, na forma como falam, as crianças vão ter este tipo de comportamento. Por isso, é muito importante ter muito cuidado com a forma como falamos com as crianças.
A maneira como falamos com os mais novos influencia a forma como eles encaram a vida. Essa é a razão pela qual todos os pais devem ter muita paciência com seus filhos.
Ser pai não é uma coisa fácil de fazer. Na verdade, pode ser o trabalho mais difícil.
O melhor presente que você pode dar aos seus filhos é a forma como você fala com eles, faça isso com muito amor. Não tenha medo de demonstrar afeto e muito amor, não só nos gestos mas também nas palavras. O amor move o Mundo.
Nunca diga estas 5 frases para seus filhos
"Pare de chorar imediatamente!"
Mandar a criança parar de chorar é muito maus. A lição que a criança tira destas palavras é que não pode ou não deve demonstrar os seus sentimentos. Expressar os sentimentos, bons e maus, é uma forma de lidar com tudo que se passa na nossa vida. As crianças devem mostrar sempre o que sentem.
“Garotos / garotas grandes nunca têm medo!”
O medo faz parte da nossa vida, todos sentimos medo ao longo da vida, até adultos podem ficar com medo às vezes.
Ao usar esta frase, você está mostrando a seus filhos que eles não estão autorizados a sentir como eles se sentem. A melhor forma de lidar com os medos dos mais pequenos é perguntar e ajudar a enfrentar os medos. O medo é algo natural do ser humano é importante dar às crianças ferramentas para lidar com ele.
“Por que é tão difícil fazer _____?”
Não somos todos iguais e nem todos temos as mesmas aptidões. É importante valorizar as aptidões e os sucessos dos seus filhos.
Não diminua a criança por errar ou por não conseguir algo, ajude-o a tentar de novo e a melhorar.
"Eu não posso acreditar que você fez isso!"
Você deve ensinar seu filho o que e por que eles fizeram de errado. A criança precisa entender que errou, mas que não é o fim do mundo. Mostre que não está satisfeito com determinado comportamento mas não culpe a criança eternamente.
"Você não é bonita / boa / inteligente como deveria ser!"
Dizer ao seu filho que não é bonito ou inteligente vai destruir completamente a sua auto estima. Eles vão entender não são o que você quer que sejam, que não são bons o suficiente. A criança insegura vai se tornar um adulto inseguro incapaz de lidar com as situações do seu dia-a-dia.
O papel dos pais ensiná-los a aceitar e amar a si mesmos como eles são.
Lembre-se como pai você é a principal referência da crianças. As suas palavras e comportamentos vão influenciar a forma como as crianças crescem e como lidam com a sua vida em adultos. Pense muito antes de agir, mesmo que não seja fácil reagir no momento.
Eduque as crianças com amor e para o amor. Crianças felizes tornam-se adultos felizes.