Quais as Vacinas que as Grávidas devem Tomar

Gravidez VS Vacinas

As gestantes estão passando por um processo muito importante, incrível e de grande responsabilidade, que é a geração de uma vida. Descubra quais as vacinas que as grávidas devem tomar.

Esse processo é repleto de desafios, e o mais importante desses desafios durante a gravidez é manutenção da saúde da mãe, para que ela e o filho possam passar por essa etapa da forma mais suave e tranquila possível.

Uma das atitudes fundamentais para conseguir gerar a criança da melhor forma é a aplicação das vacinas corretas, pois elas vão proteger a mãe e evitar que o feto contraia problemas congênitos e que ocorra má formação.

Além disso, com a mãe saudável a tendência é a de se reduziram os problemas durante e pós-parto.

É por isso que esse artigo tem por função enumerar as principais vacinas a serem tomadas no período gestacional. Para que a futura mãe possa estar bem informada no que se refere aos cuidados que ela deve ter antes que a criança nasça.

Conteúdos
  1. Quais e Quando a Grávida deve Tomar Vacinas
  2. A Importância da Vacinação na Gravidez

Quais e Quando a Grávida deve Tomar Vacinas

Vacina contra hepatite B

Essa é uma vacina muito importante para todas as gestantes.

A vacina para hepatite B protege a mãe e a criança contra doenças que acometem o fígado e podem se agravar, se tornarem doenças ainda mais graves como cirrose ou até mesmo câncer no fígado.

A hepatite é uma doença silenciosa, que pode surgir sem dar avisos e ser um grande risco para a saúde tanto da gestante, quanto da criança.

A vacina contra hepatite B pode e deve ser tomada a partir do segundo trimestre de gestação.

Vacina antitetânica

A vacina antitetânica tem validade de cinco anos, sendo importante estar com o cartão de vacinação na hora da consulta com o obstetra.

Caso a mãe contraia tétano pode ocorrer o tétano neonatal, que acomete o feto e foi erradicado no Brasil.

A indicação é ainda mais importante caso a mãe viva em área rural. A vacina antitetânica deve ser tomada a partir da 12ª semana de gravidez e está disponível em todos os postos de saúde.

Vacina contra a difteria

A difteria é uma doença causada por bactérias e pode ser muito perigosa para recém-nascidos. Portanto é muito importante que a gestante tome essa vacina caso seja o recomendado pelo obstetra.

Vacina contra a gripe

Apesar de a gripe muitas vezes ser desconsiderada por causar baixos níveis de mortalidade.

No caso das grávidas esses níveis aumentam, já que muitas vezes o sistema imunológico das gestantes tem uma baixa nesse período, podendo evoluir para a pneumonia.

A vacina contra a gripe, a despeito de não ser obrigatória, pode ser uma segurança a mais para as gestantes.

A Importância da Vacinação na Gravidez

Outras vacinas

Existem ainda as vacinas que podem ou não ser indicadas dependendo do estado de saúde e da região de residência da mãe. Essas vacinas são:

Polissacarídica Pneumocócica 23 valente;

Vacina inativada contra poliomielite;

Meningite Bivalente;

Febre amarela.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.