Quais os Primeiros Sintomas de Gravidez
Os primeiros sintomas da gravidez não surgem logo no primeiro a dia depois de ocorrer a fecundação. Aliás, a maioria das mulheres apenas se apercebe de que algo está diferente com o atraso menstrual.
Contudo, há pequenos sinais e sintomas, que podem começar a ser notados logo 6 dias após a relação sexual que levou à fecundação do óvulo.
Na maioria das vezes, os primeiros sintomas de gravidez passam despercebidos. Por isso fundamental realizar um teste de gravidez, comprado na farmácia, para confirmar ou despistar alguma suspeita. Confira de seguida quais os sintomas de gravidez.
Quais os sintomas de gravidez
A maioria dos seguintes sintomas e sinais podem surgir mesmo antes do atraso menstrual, ou seja, pelo menos nas 3 semanas após a relação sexual.
Confira de seguida quais os sintomas de gravidez
- aparecimento de acne.
- aversão a cheiros intensos.
- cansaço e fadiga pouco habituais.
- cólicas ou dores abdominais.
- corrimento vaginal cor-de-rosa.
- enjoos e vómitos, especialmente logo de manhã.
- inchaço abdominal.
- maior sensibilidade e dor nos seios;
- muito sono;
- tonturas;
- variações de humor.
Teste de gravidez
Caso note algum destes sintomas e suspeite de estar grávida, o ideal é comprar um teste específico na farmácia para realizar em casa.
Normalmente, o teste de gravidez é feito quando a mulher se apercebe no atraso menstrual. Pode fazê-lo logo no primeiro dia.
Este é um teste simples, no qual se utiliza urina para se verificar a existência de determinadas substâncias que aparecem com a gravidez. Caso esteja grávida, o teste irá dar resultado positivo.
Se der resultado positivo, deve então marcar uma consulta com o seu ginecologista ou obstetra, de modo a pedir um teste de gravidez mais exato, e caso se confirme, iniciar o acompanhamento pré-natal.
Se der resultado negativo, e mesmo assim continuar com atraso menstrual passado algum tempo (3 a 5 dias), deverá comprar outro teste e fazer novamente.
Caso ao fim de 10 dias continue com atraso e o teste se mantém negativo, então deve consultar um ginecologista para verificar quais as razões.