Vacinas Antes da Gravidez

vacinas antes engravidar

Se está a pensar engravidar, há um conjunto de preparativos que deve fazer para criar as melhores condições possíveis para uma futura gestação. Conheça aqui as vacinas que deve tomar antes da gravidez.

Um desses preparativos são as vacinas.

Se a mãe estiver protegida, estará a evitar que o seu futuro bebê contraia qualquer uma dessas doenças, e dessa forma, fique a salvo de malformações, ou até mesmo, de aborto espontâneo.

Conteúdos
  1. Vacinação antes da gravidez
  2. Quais as Vacinhas Deve Tomar Antes de Engravidar
  3. Hepatite A
    1. Hepatite B
    2. Gripe
    3. Tríplice bacteriana acelular para adultos (difteria, tétano e acelular coqueluche)
    4. Varicela
    5. Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
    6. Meningócica
    7. Pneumocócica 23 valente

Vacinação antes da gravidez

A vacinação das mulheres que estejam uma idade fértil, ou seja, que podem engravidar.

É muito importante para prevenir o aparecimento de certas doenças na mulher, mas também, para proteger um futuro bebê de um desenvolvimento incorreto.

A vacinação antes da gravidez é assim essencial. De seguida conheça as várias vacinas antes da gravidez que deve tomar.

Quais as Vacinhas Deve Tomar Antes de Engravidar

A gestante só deve levar estas vacinas com aconselhamento médico. A maioria delas tomamos ao longo da vida. Só precisa tomar se estiver em falta.

Hepatite A

Antes da gravidez a mulher deve fazer um teste de imunidade a este vírus. Caso não seja imune, deve tomar a vacina.

Hepatite B

Se este vírus for transmitido da mãe ao feto, o que é altamente provável, o bebê pode tornar-se um portador crónico, tendo sequelas graves como cancro hepático e cirrose.

Gripe

A gripe, quando contraída durante a gravidez, pode mais facilmente evoluir para uma pneumonia, colocando em risco a saúde da gestante e do bebê.

Tríplice bacteriana acelular para adultos (difteria, tétano e acelular coqueluche)

Se a gestante contrair qualquer uma destas doenças, ela pode transmiti-la aos feto. O que poderá levar a diversas situações graves que afetarão de forma irreversível o bebê.

Varicela

Se a grávida for contagiada com varicela no primeiro trimestre, podem ocorrer várias malformações em todo o corpo e até mesmo um aborto espontâneo. Se for contraído perto do parto, o bebê nascerá com varicela neonatal.

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

Se a mulher não estiver vacinada e contrair alguma destas doenças, o bebê pode sofrer várias malformações, como glaucoma, cataratas, surdez, problemas neurológicos e cardíacos.

Meningócica

A vacina meningocócica conjugada contra meningococo C é especialmente recomendada para grupos de risco (imunodeficientes ou com falta de baço).

Pneumocócica 23 valente

Se tem uma das seguintes doenças, deve tomar esta vacina antes da gravidez: sem baço, doenças crónicas renais, cardíacas ou pulmonares, diabetes ou imunodeficiências.

Algumas destas vacinas devem ser também tomadas pelos restantes familiares, de modo a não pegar mais tarde no bebê.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.