Qual o Papel do Pai na Gravidez

papel do pai na gravidez

A mulher, futura mamã, é sempre a associada gravidez. Mas o pai também desempenha um papel fundamental na gestação. O pai desempenha um papel importante nesta história como a mãe.

A gravidez é algo maravilhoso. O corpo da mamãe prepara-se para receber um novo ser. São mudanças físicas mas também emocionais.

Muitas vezes o pai sente-se um pouco à parte neste processo.

Conteúdos
  1. O Pai e a Gravidez
  2. Participe nas escolhas para o bebe

O Pai e a Gravidez

Ao contrário da mulher que sente a gravidez a nível emocional e físico, o pai sentem todo o processo de uma forma mais emocional. Alguns sentem sintomas físicos da gravidez, veja aqui.

Ele sente que todo o peso emocional é seu, ele deve estar presente em todos os momentos, dar apoio emocional, garantir o bem-estar da sua família.

Paciência

O pai deve ser paciente, compreender que a gravidez é maravilhosa mas também cansativa. Ele deve ser compreensivo e estar disponível e presente em todos os momentos.

Interesse

Muitas grávidas sentem pouco interesse dos parceiros no processo de gravidez. A maioria dos pais não sentem necessidade em saber todos os pormenores, até porque nem sabem que existem, como o percentil, mudanças corporais, colostro, corrimentos…

Mas nesta fase tão importante é necessário que mostre muito interesse, pergunte sobre as consultas e ultrassons do pré-natal quando puder.

Colabore

Os primeiros meses de gravidez podem ser muito cansativos. Gravidez não é doença, mas cansa e dá alguns incómodos. Facilite as rotinas da casa.

Mime

Uma massagem, uma ida às compras, uma mudança de visual, um docinho são pequenos gestos que podem mimar a mãe e elevar a auto-estima.

Participe nas escolhas para o bebe

Muitos papás participam na escolha no nome do bebe, e muitas vezes esta é a única escolha em que participam. Mostre interesse em todos os pormenores. Envolva-se na escolha da decoração do quarto, na compra do carrinho e na compra de todo o enxoval.

Pense em si

Apesar da maioria das coisas sobre a gravidez se focarem na mulher, o pai também precisa de atenção. Converse com a mamã e com os seus amigos que já foram pais.

Tire todas as dúvidas, procure conselhos. Desabafe.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.