O Que Fazer Quando o Marido Não Ajuda a Cuidar do Bebe ?

papel pai

A ajuda do pai é muito importante. Saiba o que fazer quando o Marido não ajuda a cuidar do bebe.

As mãe são logo mães, às vezes complicado perceber esta afirmação. A partir do momento em que sabemos que carregamos dentro de nós um bebé, o instinto de proteger esse ser nasce.

Carregar um bebé é algo mágico. A mulher começa a preocupar-se com o que come, com o que bebe, com a posição em que dorme, delira com cada pontapé e com com cada soluço.

Alguns homens sentem alguma dificuldade em estabelecer este laço desde o inicio.

Conteúdos
  1. Dicas para ser um Pai mais Participativo
    1. Diálogo
    2. Definir papeis
    3. Delegar tarefas
    4. Compreender

Dicas para ser um Pai mais Participativo

Depois do bebé nascer as coisas complicam-se. Para além de cuidar do bebé a maioria das mulheres continua a ter a tarefa de cozinhar, lavar a roupa e manter a casa limpa. Mas o dia só tem 24 horas e é fundamental a ajuda do companheiro.

Muitas mulheres reclamam que os maridos ou companheiros não ajudam na hora de cuidar da casa, e ter um filho é um verdadeiro teste a muitas relações.

A ausência de diálogo é o principal problema nestes casos. É importante manter um diálogo saudável entre o casal.

Em vez de cobrar ou deitar na cara é importante dizer o que sente.

Deve expor as suas necessidades para que juntos compreendam a importância de repartir tarefas.

Definir papeis

Mesmo durante a gravidez o casal deve determinar o papel que cada um vai ter.

O pai deve envolver-se logo desde o inicio nas tarefas de cuidar do bebé,  dar banho, vestir, mudar a fralda, são coisas que se aprende com a prática.

Delegar tarefas

O problema de alguns pais não ajudarem a cuidar do bebé é, muitas vezes, da mãe porque sentem o síndrome da Super Mulher.

Pensam que são capazes de tudo. Que têm a obrigação de tratar do filho e manter a casa impecável, respeite os seus momentos.

As tarefas devem ser partilhadas e pai deve ser envolvido em toda a dinâmica da casa.

Compreender

Mentalize-se que cada um faz da maneira que sabe.

A sua maneira de fazer não é melhor ou pior da maneira que o seu companheiro faz. Não vale a pena pedir para ele lavar a loiça e depois criticar que está mal lavada, isso vai desmotivar e dar a desculpa perfeita para não voltar a fazer.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.