Saiba o porquê do choro de bebê não ter lágrimas, segundo os especialistas
Quando se tem um bebê em casa e ele começa a chorar, toda a família começa a se desesperar por não saber o motivo do choro do pequeno.
Uma curiosidade que deixa muitas pessoas pensando, é o fato de o choro de bebês muito pequenos não ter lágrimas.
Porque o choro de bebês não tem lágrimas?
De acordo com especialistas, bebês com até três meses de idade têm a produção de lágrima muito pequena por causa da imaturidade geral do organismo.
Isso não significa que elas não existam. As lágrimas dos pequenos estão lá, mas na função de manter os olhos lubrificados, sem uma quantidade suficiente para que rolem pelo rosto.
Especialistas ainda afirmam que a ausência de lágrimas não está relacionada à formação incompleta do canal lacrimal, que serve para drenar a lágrima e não para produzi-la.
O canal tem a função de tirar as lágrimas dos olhos e drenar para o nariz. Esse é o caminho certo. Por esse motivo quando a criança está gripada e tem secreção no nariz, é comum aparecer nos olhos também.
Obstrução do canal lacrimal
Pode ocorrer de o canal lacrimal, no cantinho do olho já colado ao nariz, estar obstruído e quando isso acontece em vez do bebê ficar com o olho seco ele fica com os olhos molhados, sempre lacrimejando e com secreção, já que não tem uma passagem para drenar o líquido que se acumula.
Nesses casos a orientação é fazer massagens circulares em cima do canal lacrimal do bebê com uma leve pressão em direção ao nariz.
Choro é uma das formas de comunicação do bebê
As crianças maiores choram por algum motivo que as incomoda, isso não necessariamente ocorre com os bebês menores.
Muitas vezes o choro sem lágrima do bebê é uma maneira de comunicação, ou seja, não significa dor ou outro sentimento.
Como podemos ver o bebê com até três meses de idade chora sem lágrimas e de acordo com especialistas que entendem do assunto, muitas vezes o bebê não está sentindo dores e nem qualquer outro sentimento, só o que ele quer é se comunicar com os seus pais.
É fundamental ficar atento aos bebês 24 horas por dia, porque, eles não podem se cuidar, pois, são muito pequenos e nem sequer conseguem se comunicar com os seus pais ou pessoas próximas.
Portanto, para quem não sabia os bebês com até três meses não derramam lágrimas, mas seus olhos ficam molhados.
O importante é sempre ter um adulto atento aos pequenos para que eles não sofram, pois, são seres vivos completamente dependentes dos seus pais e de outras pessoas próximas.