Sangramento Vaginal durante a Gravidez
O sangramento vaginal é um daqueles sinais que devem levar a grávida ao seu médico.
Existem diferentes causas para o sangramento durante a gravidez. Antes de entrar em pânico é importante que determine a origem do sangue, pode acontecer este ter origem em pequenas feridas ou hemorróides.
Deve também ter em conta a quantidade, pequena ou abundante e a cor vermelho-vivo ou mais escuro.
Causas do Sangramento Vaginal durante a Gravidez
Também é importante referir em que fase da gravidez é que o sangramento ocorre, durante o primeiro semestre este sangramento pode acontecer quando se dá implantação do óvulo fecundado no útero, deslocamento de placenta, lesões, inflamação/infecção, ou pode ser um sinal de gravidez ectópica ou aborto.
Nestes casos é necessário excluir todas as hipóteses através de um exame clínico e uma ultra-sonografia para garantir o bem-estar da grávida e do bebé.
O sangramento é mais comum no caso de gémeos.
No final da gravidez, especialmente, depois do sétimo mês também pode acontecer um sangramento, nesta altura.
A causa principal deve-se ao descolamento prematuro da placenta, nomeadamente, em grávidas com pressão alta.
Nestes casos ocorre um sangramento vermelho-vivo ou escuro, acompanhado de cólicas fortes e contrações persistentes.
Causas de sangramento vaginal durante a gravidez
Início do trabalho de parto
Após a 37ª semana pode acontecer a perda de uma pequena quantidade de mucosidade acompanhada de alguns fios de sangue, que é a perda do tampão ou rolhão mucoso e acontece quando o colo uterino começa a dilatar-se ou a abrir-se como preparação para o parto.
- Infecção do colo do útero.
- Ferida no colo do útero causado por relação sexual.
- Infeção urinária.
- Hemorróides
Mesmo que cerca de 10 % das grávidas em algum momento da gravidez tenha perdas de sangue e elas não representem nenhuma gravidade para a mãe e para o bebé, é importante ir ao médico sempre que se tenha uma hemorragia vaginal, por muito leve que seja e mesmo que não venha acompanhada de outros sintomas como dores abdominais. A prevenção é sempre a melhor solução.