Tontura na Gravidez

tontura gravidez 1

A tontura é uma sensação de desequilíbrio que aparece subitamente. As tonturas durante a gravidez são comuns, tendo várias origens.

Neste artigo poderá conhecer quais as razões que levam a tontura na gravidez, bem como alguns cuidados que pode ter para evitar essa sensação.

As tonturas na gravidez são sintomas normais e naturais nesta fase, havendo várias causas.

As duas origens mais comuns para a sensação de tontura são alterações da pressão arterial ou como sintoma de hipoglicemia.

No primeiro caso, devido ao aumento do volume de sangue que ocorre com o início da gestação (em média, o sistema circulatório tem mais 1,5 litros que o normal), o coração está ainda a adaptar-se a este volume mais elevado, originando uma queda da pressão arterial.

No segundo caso, em caso de alimentação inadequada, a grávida pode ficar com níveis baixos de açúcar no cérebro e no sangue, o que causará hipoglicemia. Uma das suas manifestações é tonturas.

Conteúdos
  1. Precauções para evitar tonturas na gravidez
  2. O que fazer se sentir tonturas

Precauções para evitar tonturas na gravidez

Se você costuma sentir-se tonta, ou então há alguns cuidados que pode tomar para evitar que sinta novamente essa sensação. De seguida deixamos algumas precauções que a vão ajudar.

- Quando acorda, não deve levantar-se imediatamente. Pelo contrário, sente-se e deixe-se estar assim alguns minutos.
- Quando está sentada ou deitada, levante-se calmamente. As mudanças bruscas de posição podem causar tonturas.
- Quando está a dormir, coloque-se de lado, com as suas pernas em cima de uma almofada. Esta posição permite-lhe evitar que o útero faça pressão sobre a veia cava.
- Coma frequentemente, sem deixar passar muito tempo entre refeições. Dessa forma, irá manter sempre os níveis de açúcar no sangue e no cérebro a um nível normal.

O que fazer se sentir tonturas

Quando aparece a sensação de tontura, pode haver o risco de queda. Afinal, a tontura é uma sensação de desequilíbrio. De seguida deixamos alguns cuidados que deve ter ao sentir tonturas, de forma a reduzir o risco de cair.

- Ao sentir tonturas, sente-se com a cabeça no meio das pernas ou deite-se sobre o seu lado esquerdo.
- Beba água ou sumo.
- Coma alguma coisa, para regularizar os níveis de açúcar no sangue.
- Se estiver num local muito quente e abafado, procure um sítio mais fresco e arejado.

Geralmente, as tonturas são passageiras, não tendo nada com que se preocupar. Contudo, se as tonturas forem muito frequentes, e aparecerem associadas a palpitações, cefaleias (dores de cabeça) ou visão toldada, fale com o seu médico, pois pode haver outras causas por detrás.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.