Tratamento Caseiro para Fertilidade da Mulher
Para a maioria das mulheres, a fertilidade não é um problema. Contudo, há uma percentagem de mulheres com dificuldades em engravidar. Neste artigo poderá conhecer algumas dicas caseiras para fertilidade.
As causas podem ser várias, desde problemas permanentes e estruturais, até dificuldades ovulatórias ou problemas hormonais.
No que diz respeito aos primeiros, esses podem apenas ser resolvidos através de procedimentos médicos.
Contudo, quanto às dificuldades com a ovulação e com os níveis hormonais, há um conjunto de cuidados que pode ter em casa para aumentar a sua fertilidade.
Veja o que pode fazer em casa para elevar as probabilidades de engravidar.
Quais os Fatores de risco para a Fertilidade da Mulher
Os problemas hormonais são das maiores causas para a dificuldade em engravidar, ocorrendo por diversas razões.
O tabaco, álcool, uma alimentação desequilibrada, uma vida muito stressante, tratamentos para o cancro. Alguns tipos de medicação, são exemplos de causas para a redução da fertilidade.
A idade é também um fator de risco, já que a mulher acima dos 35 anos tem menores possibilidades de engravidar, devido ao menor número e qualidade dos seus óvulos.
Como aumentar a fertilidade em casa
Se pretende aumentar as suas hipóteses de engravidar, não basta tomar um remédio. Há um conjunto de medidas que deve seguir, no seu estilo de vida e na sua alimentação, que irão favorecer a fertilidade.
Assim, e tendo em conta os vários fatores de risco, deve deixar de fumar, moderar o consumo de álcool, tentar levar uma vida menos stressante, e perceber com o seu médico quais os medicamentos que podem estar a interferir com a sua fertilidade.
Quanto à alimentação, deve procurar seguir uma dieta saudável, e que seja rica em ácido fólico, vitamina B e C, substâncias essenciais para a ocorrência de uma gravidez.
Além de todos estes cuidados, há alguns tratamentos caseiros que pode fazer em casa, que irão ajudar o seu organismo a aumentar a fertilidade.
Chá de ervas
Ingredientes:
- Uma colher de sopa de alecrim;
- Uma colher de sopa de cavalinha;
- Uma colher de sopa de artemísia;
- Uma colher de sopa de urtigas;
- Meio litro de água.
Como preparar:
Depois de levantar fervura, coloque as ervas e desligue. Depois de arrefecer um pouco, está pronto a beber.
Deverá tomar 250 ml logo que acorda, ainda em jejum, e outros 250 ml, depois do jantar. Deve tomar este chá durante os primeiros 14 dias do ciclo menstrual.
A combinação destas ervas ajuda a regular o ciclo, favorece a produção do muco cervical, promove a nidação (fixação do embrião à parede do útero), e ainda, ajuda a tonificar os músculos do útero.