O Que Acontece na Última Semana de Gravidez
Com o aproximar do fim da gravidez, a ansiedade aumenta e a vontade de ver o seu bebé é grande. Neste artigo iremos explicar-lhe o que acontece na última semana de gravidez.
Contudo, não se deve apressar o nascimento, pois não há uma data certa para isso acontecer.
A 40ª semana é considerada a última semana de gestação, podendo no entanto ir até às 42.
A 40ª semana de gravidez
Esta é a semana onde a maioria dos partos se dão.
Nesta fase o bebé está completamente formado e está pronto para vir ao mundo.
Durante estes dias o médico pode fazer verificações frequentes, para ver se o bebé está bem, mas geralmente, caso não haja situações de risco, permite que o trabalho de parto se inicie naturalmente.
Se chegar à 42ª semana, o bebé está já bastante grande, e o médico obstetra provoca o parto. Confira de seguida as características do bebé na última semana de gravidez.
Ao atingir a 40ª semana, o bebé já não tem espaço para se mexer, sendo por isso normal que não sinta tanto o bebé como antes.
Nesta fase ele está com os braços e pernas dobradas, encostadas ao seu corpo, e provavelmente estará já na posição vértice, pronto para nascer.
Lidar com a Ansiedade do Final da Gravidez
Caso não se encontre na posição adequada na hora do parto, será feita uma cesariana.
Com uma altura média de 50 cm e um peso médio de 3,5 kg, o bebé tem já o tamanho adequado para nascer, com uma massa gorda que equivale a 15% do seu peso, que terá como função ajudar o bebé a manter-se aquecido no exterior.
Todo o organismo está pronto para a vida no exterior, tendo já reservas de líquidos no corpo e amido no fígado, para serem convertidas em glicose e posteriormente em energia, ajudando o bebé a aguentar mais que um dia até receber o primeiro leite materno.
A mãe tem os seus seios bastante volumosos, prontos a produzir o leite com que vai alimentar o seu filho.