Vacinação do Bebê: Cuidados Antes, Durante e Depois
É muito importante o bebê está em dia com o cartão de vacinação.
Também é indispensável investir em alguns cuidados antes, durante e depois das vacinas que são pouco comentados pelos profissionais de saúde e não é de conhecimento de muitas mães.
Veja algumas dicas que podem ajudar nesta fase da vida do bebe.
Quais os cuidados antes da vacinação do bebê ?
A vacinação é fundamental para manter o bebê longe das doenças, mas é preciso que o pequeno esteja preparado para ser vacinado, pois, em alguns casos é necessário adiar a vacina como: quando o bebê estiver muito gripado, quando ele apresentar uma doença mais grave, e também quando ele desenvolver alguma reação à primeira dose da vacina.
A vacina contra difteria, tétano e coqueluche conhecida como DTP é dada em duas doses, se depois da primeira a criança apresentar febre alta de 40 graus, não parar de chorar por três horas ou mais e uma semana após a vacina apresentar doenças no sistema nervoso, então é preciso uma consulta com o pediatra para saber se deve ou não dar a segunda dose.
Cuidados durante a vacinação do bebê
A hora da vacinação é um momento difícil, pois, a maioria das crianças, além de chorar também se mexe muito, por isso, é importante segurar o bebê de forma firme, mas sem machucar durante a vacinação.
Se a vacina for na perna uma boa dica é colocar a perninha do bebê que será vacinada entre as da mãe segurando firme os bracinhos do pequeno, outra coisa que também ajuda é tentar olhar nos olhos da criança procurando sorrir para mostrar que tudo está bem.
Cuidados depois da vacinação do bebê
Falta de apetite
Alguns bebês que já consomem comidas solidas podem não sentir fome depois da vacina, por isso, é indispensável fazer ingerir líquidos, e caso ainda mame dê o peito a ele após a vacina.
Diminuir a vermelhidão
Para amenizar a vermelhidão da vacina é indicado colocar sobre o local um paninho frio e úmido.
Observe o bebê
Após a vacinação é preciso ficar mais atenta ao bebê, verificando se ele apresenta sintomas como: sono em excesso, irritação na pele, inchaço no rosto e garganta, febre alta, diarreia e dificuldade de respirar, caso isso aconteça deve levá-lo ao pediatra.
Troca de fraldas
No caso do bebê ter tomado vacina rotavírus é preciso lavar bem as mãos sempre que trocar as fraldas, isso porque o vírus é eliminado pelas fezes.
Os cuidados que devem ser tomados pelo profissional de saúde que vão dar as vacinas são: verificar se a vacina está dentro da data de validade, se foi armazenada em refrigeração adequada, além de preparada somente no momento de sua administração.