Como Lidar com as Varizes na Gravidez

varizes gravidez 2

As varizes são veias dilatadas que podem causar dor, inchaço e, em casos mais graves, úlceras na pele. Durante a gravidez, devido ao aumento de peso, as varizes podem parecer ou agravar-se.

As varizes podem ter 3 aparências, podem parecer como linhas avermelhadas pequenas, veias mais grossas de cor azulada ou nódulos grossos que ficam salientes sobre a pele.

As veias têm a função de mandar o sangue de volta ao coração. O que acontece é que algumas veias estreitam após a passagem do sangue, impedindo que ele volte para os membros inferiores.

Conteúdos
  1. Qual é a Causa do Aparecimento de Varizes
  2. Dicas para evitar o aparecimento de varizes na gravidez

Qual é a Causa do Aparecimento de Varizes

As causas para o aparecimento de varizes são variados. Sendo os mais comuns o sedentarismo, a hereditariedade e uso de pílulas anticoncepcionais e a gravidez.

As varizes na gravidez acontecem porque o peso do bebé comprime as veias na região do abdómen fazendo com que ocorra a dilatação das veias das pernas que podem dar origem a novas varizes ou aumentar as já existentes.

A boa notícia é que as veias que surgem durante a gravidez costumam diminuir ou desaparecer 3 ou 4 após o parto.

Dicas para evitar o aparecimento de varizes na gravidez

Faça uma alimentação saudável e equilibrada. Rica em frutas, legumes e carnes brancas para evitar o aumento significativo de peso durante a gravidez.

Faça exercício físico aconselhado pelo seu médico. As caminhadas são uma opção mais segura, mas os desportos que envolvem água são os melhores para combater este problema.

Use sapatos adequados. Evite os sapatos de salto alto e os sapatos rasos, o ideal é usar um salto entre 3 e 5 cm de altura, que ajudam na circulação do sangue nas veias.

Evite ficar demasiado tempo na mesma posição, sentada ou deitada. De 30 em 30 minutos levante-se e faça uma pequena caminhada para fazer circular o fluxo sanguíneo.

Evite cruzar as pernas. Quando se deitar apoie os pés num travesseiro, para facilitar a circulação.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.